Para Peter Drucker o planejamento estratégico como conceito é um processo que determina os objetivos básicos da organização que adota cursos de ação para a sua realização. Na pratica são processos que geram estratégias que desdobram em objetivos estratégicos para as diversas áreas da organização, se concretizando em planos de ação para sua realização.
Desta mesma forma poderemos tratar a sua empresa, analisando os 4 principais fatores do planejamento estratégico:
– Planejamento – Desenvolver estratégias de forma metódica e recorrente, estruturadas dentro de um plano que percorra toda a pirâmide hierárquica da organização, desde os seus gestores, passando por suas diretorias com seus gerentes, até o chão de fábrica com seus supervisores e profissionais. Oferecer aos colaboradores uma visão sistêmica do segmento de mercado em que opera, fruto das pesquisas e análises periódicas do macro e do microambiente a própria empresa,
– Processos – Atuar na gestão dos seus processos de negócio e de suporte, descobrindo em quais deles estão suas forças e suas fraquezas, fazendo com que os processos críticos operem com custos mais adequados e nos menores tempos possíveis. Controlar seus processos operacionais por intermédio de indicadores de desempenho, entendendo os desvios do que foi planejado, a tempo de corrigi-los, além de difundir as melhores práticas entre suas diversas unidades;
– Pessoas – Priorizar o trabalho em equipe como forma de integração dos profissionais das diferentes áreas da empresa, bem como para estimular a criatividade de cada membro do grupo. Procurar aperfeiçoar seus profissionais como pessoas, visando leva-los a uma excelência profissional e pessoal, e a empresa junto com eles. É fundamental não tratar as pessoas como recursos.
– Projetos – Encorajar a utilização de projetos na solução de problemas graves e na melhoria de processos. Treinar os líderes de projetos para que eles sejam pessoas com as habilidades de um agente de mudanças.
Através das seguintes técnicas podemos elaborar um projeto de planejamento estratégico para sua empresa:
- A utilização da análise PEST como ferramenta de conclusão, na relação de ameaças e oportunidades atuais e futuras no macroambiente de parte do mercado que o cliente atua.
- Realizamos uma análise do microambiente externo, identificando as oportunidades e ameaças no segmento do cliente através das 5 forças de Porter.
- Elaboramos um diagrama do sistema de valor, objetivando analisar a relações entre as diversas entidades que atuam e o diagrama de cadeia de valor para detectar as forças e fraquezas no conjunto de macroprocessos e de suporte da empresa.
- Elaboramos a Matriz FOFA ou SWOT para a análise das oportunidades e ameaças do mercado e o conjunto de forças e fraquezas da empresa. Esta matriz auxilia na elaboração de estratégias ao observar uma oportunidade/ameaça do mercado e ver com qual força da empresa esta oportunidade será atacada. Se não existir a força, deve-se escolher qual a fraqueza mitigar para fazer frente a esta oportunidade/ameaça.
- Elaboração de planilhas de desdobramento das diversas estratégias em objetivos estratégicos, como forma de se obter maior integração das diversas áreas nas relações causa e efeito entre os objetivos.
- Elaboração de planos de ação através de ferramenta 6W-2H, buscando o refinamento dos objetivos estratégicos em ações simples para que toda a empresa entenda como contribuirá com as estratégias da organização.