Na atual situação do mercado, as empresas estão cada vez mais competitivas, buscando por ferramentas de gestão interna a fim de otimizar os processos, agregar mais valor as organizações e controlar seus recursos e custos.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes.

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Os princípios da gestão da qualidade descritos pela ISO 9000:2015 são:

  • Organizações que buscam sucesso sustentado através da implementação de um sistema de gestão da qualidade;
  • Clientes que buscam a confiança na capacidade de uma organização para fornecer consistentemente produtos e serviços em conformidade com as suas necessidades;
  • Organizações que buscam a confiança em sua cadeia de suprimentos onde as suas necessidades de produtos e serviços serão cumpridas;
  • Organizações e partes interessadas que procuram melhorar a comunicação através de um entendimento comum do vocabulário usado na gestão da qualidade;

Visando o atendimento dos requisitos dos clientes, a norma ISO 9001 determina as diretrizes para o sistema de gestão de qualidade (SGQ). Os princípios nos quais essa norma se baseia podem ser enumerados:

1) Foco no clienteQualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

2) Liderança ProativaOs líderes das empresas são responsáveis por nortear a organização, transmitir e manter a essência dela através de sua cultura organizacional e envolver todos os colaboradores em prol dos seus objetivos;

3) Melhoria Contínua – Para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e excedendo suas expectativas, é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;

4) Abordagem factual para a tomada de decisão – Todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem ser tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;

5) Boa Relação com os Fornecedores – A satisfação das expectativas dos clientes implica na relação de benefícios mútuo com os fornecedores. Uma vez que o fortalecimento dessa parceria garante a continuidade da aquisição dos insumos para o fornecimento dos produtos ou serviços prestados e a permanência de ambas no mercado;

6) Visão Sistêmica – A abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;

7) Gerenciamento por processos – A abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente das metas e estratégias traçadas e permitindo identificar com maior eficiência as causas das não-conformidades;

8) Conscientização dos colaboradoresO envolvimento de todas as pessoas da organização com as suas metas, seus resultados e sua estratégia é crucial para o crescimento da companhia. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de suas habilidades para o benefício da organização.

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“A qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. A qualidade deve visar às necessidades do usuário, presentes e futuras. ”