O ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas atualmente e o aparecimento de novas tecnologias conduzem as empresas a necessidade de uma rigorosa gestão de custos, buscando aumentos de produtividade e redução de custos na gestão de seus negócios.
É evidente a importância de analisar as condições de mercado para direcionar a definição de preços para uma tomada de decisão que visem a sustentabilidade do negócio. As empresas querem fornecer aos clientes a qualidade desejada a baixos custos.
Uma gestão estratégica de custos com atento controle e adequação da estrutura de custos e preços de vendas, não assegura a obtenção de lucros, porem possibilita analisar quais as reais margens do negócio e onde deverão ser feitas as correções para conseguir e ampliar as margens de lucro desejadas.
Para isso estes preços devem ser calculados para cobrir todos os custos e despesas, além de conter margem de lucro suficiente para cobrir o retorno sobre o capital aplicado.
O correto calculo na formação dos preços é fundamental para que sejam mantidas ou ampliadas as participações da empresa no mercado.
Podemos destacar as principais informações para a gestão estratégica de custos:
Analise da estrutura de custeamento e rateios;
- Separação de custos e despesas;
- Identificação dos custos fixos e variáveis;
- Apropriação correta dos custos aos produtos ou serviço;
- Identificação das margens de contribuição unitárias;
- Analise da rentabilidade dos produtos e serviços;
- Determinação de mark-up para determinação de preço;
- Determinação do ponto de equilíbrio do negócio (Break Even Point);