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A Gestão Financeira é juntamente com a Gestão da Produção, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, uma das tradicionais áreas funcionais da gestão encontrada em qualquer organização.

Conceitualmente a Gestão Financeira é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

 Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente; aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

 O Gestor financeiro deve preocupar-se com três tipos de áreas na Gestão Financeira:

 ·         Orçamento de Capital – É o processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo.

·         Estrutura de capital – Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.

·         Administração de Capital de Giro – Capital de giro é os ativos e passivos circulantes de uma empresa.

 Principais pontos a serem observados pela empresa em relação a sua Gestão de Financeira:

 ·         Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.

·         Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos.

·         Controlar o movimento de caixa e os controles bancários.

·         Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.

·         Definir a retirada dos sócios.

·         Fazer previsão de vendas e fluxo de caixas.

·         Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e sua rentabilidade.

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 Uma deficiente Gestão Financeira por parte das empresas poderá provocar uma série de problemas de análises, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais, onde podemos citar:

·         Não ter as informações corretas sobre o saldo de caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc.

·         Não saber se a empresa está obtendo lucro em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados.

·         Não calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, porque não conhecem seus custos e despesas.

·         Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.

·         Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial.

·         Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazerem um registro adequado do estoque de mercadoria.

·         Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, por não ser feito a separação das despesas pessoais dos sócios em relação às despesas da empresa.

·         Não saber administrar corretamente o capital de giro da organização pois não possuem conhecimento do ciclo financeiro de suas operações.

·         Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não tem um sistema de informação gerencial (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).