A Tecnologia da Informação (TI) é definido como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.
O mercado dinâmico e altamente competitivo como o de hoje faz com que as empresas se esforcem na busca pela excelência, fator fundamental para uma organização que objetiva a caracterização de seus serviços e produtos. Para isso, a velocidade e a visão geral do negócio, que agiliza e facilita a tomada de decisão, são fundamentais, o que tornou a TI um importante diferencial competitivo.
O investimento em Tecnologia da Informação traz inúmeros benefícios para as áreas operacionais e estratégicas da empresa, fornecendo dados e informações para o processo de crescimento do negócio.
Os investimentos em Tecnologia da Informação não são exclusividade de grandes e médios empreendimentos. Junto com as médias empresas, as pequenas empresas representaram 40% dos investimentos realizados em Tecnologia da Informação.
Assuntos como Soluções em Nuvem, Mobilidade e ferramentas de Business Intelligence, por exemplo, passaram a fazer parte do diálogo quando o assunto envolve a importância das pequenas empresas.
Podemos citar os principais tipos de Sistemas de Informação:
- Sistemas de Processamento de Transações (TPS) – Processam as informações necessárias a atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização;
- Sistema de Informação Gerencial (SIG) – Provê as informações necessárias em relatórios predefinidos, para que um negócio seja gerido de maneira eficaz.
- Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) – Dar suporte ao processo decisório das organizações.
- Sistema de Informação Empresarial (SIE) – Viabilizam a integração de áreas diferentes da organização, coordenando múltiplos processos de negócios.
- Sistema ERP – Sistemas Integrados de Gestão – Englobam uma grande variedade de módulos que suportam a operações diárias das mais diversas áreas de um negócio.
- Sistema CRM – Gestão do Relacionamento com Clientes – É uma estratégia de marketing que integra processos, atividades de negócio e tecnologias para desempenhar atividades com foco no cliente.
- SCM – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Gestão do fluxo de materiais, informações e recursos entre fornecedores e demais atores da cadeia de suprimentos.
- BPM – Gestão de Processos de Negócio – Foco no alinhamento de todos os aspectos de uma organização as necessidades de seus clientes, por meio dos processos de negócios nela executados.